Catequese N. Sra. Mercês

 

CATEQUESE 2014

Março/2014

Curso de Formação

Catequista: Protagonista da Fé, do amor e da Esperança.

Prof.: Lucas Pydd Nechi
Lucaspyddnechi@hotmail.com

Mistagogia: ensinar com mistério, fazer as crianças sentir, não apenas ouvir.

A vivência da Fé e o mundo urbano:
1.O real
2.O distanciamento (estudo, reflexão, investigar)
3.A reflexão crítica (formação)
4.A ação no mundo (opinião)

A escola não nos ensina a pensar criticamente o mundo. E como vamos entender esse mundo pra poder ensinar depois?
Como é difícil ter uma opinião sobre algo…
Heróis ou bandidos?
É preciso formar uma opinião a respeito… Investigando, lendo diversas notícias e pontos de vista.

O mundo tem multiperspectivas e isso faz com que o mundo nunca tenha sido tão difícil de ser compreendido.

“Como atingir os jovens e adolescentes que estão submersos numa cultura da mídia, da subjetividade, do individualismo, de novas formas de relacionamento?”
Antes era preciso apenas catequizar (convencer) agora é preciso evangelizar (trazer o sentido do amor de Jesus para nossas vidas) – importante aprender e ensinar sobre a vida de Jesus –
Mandamento principal: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.

Precisamos que os jovens vivam e propaguem o amor…Cuidar para não resumir a catequese apenas com conteúdos dogmáticos. Catequizar e ensinar quando possível…
Sem torturar e obrigar… Mas fazer o amor ter sentido…

Os valores cristãos são o melhor do que existe em valores humanos. Jesus Cristo como referência de valores: o amor cristão.

O catequista não deve apenas ensinar, mas provocar experiências – viver o perdão, viver a amizade…

Mídia também pode ser um meio de amor e não é apenas mal… negativa…

Propostas catequéticas:
1. Conquistar e reconquistar pessoas
2. Catequista mistagogo e pedagogo
3. Fidelidade ao evangelho e aos sinais dos tempos
4. Igreja ‘rede de comunidades’ com nova linguagem
4. Protagonismo da mulher catequista
5. Formação bíblico-teológico-catequetica
(E tbm…filosofia, sociologia, antropologia, pedagogia, psicologia…)

Palavras para inspirar:
Ser protagonista… de coadjuvantes o mundo está cheio – assumir a rédia da vida; mas tbm não é preciso ser a estrela.. o brilho é Jesus; coerência: protagonismo na catequese e na vida.

Ser profeta… denunciar o que está errado, anunciar a boa nova (propor caminhos) com base na relação com Deus (ex Joao Batista); os catequizandos percebem quando o falar do catequista procede de uma experiência profunda de fé
. Javé: eu te conheci… te consagrei

Pergunta: quando saber que a palavra que pregamos é de Deus?
Quando leva ao amor. Ou seja, o critério do amor.

Quem foram os profetas na nossa vida?

Amor… é simples?
Amor filos (amigo) escolhemos
Amor eros (sexualidade, desejo)
Amor ágape (tolerância, convivência fraterna, respeitar pessoas e diferenças)
Ler documento do Papa: Deus é amor.

Esperança…
Enquanto esperamos, trabalhamos!

Reflexão: porque somos catequistas?

foto 1

 

foto 2

CATEQUESE 2014

FEVEREIRO/2014

Encontro 22/02/2014

Tema: O que é ter fé?

“Ter fé é aceitar Jesus, em Deus e na sua onisciência. Ter fé é ter esperança, acreditar no que somos capazes de fazer com a ajuda de Deus. A fé é essencial para a nossa sobrevivência, para nos livrar de todos os males e desgraças que acontecem em nossa vida. Essencial para sermos eternos ao lado do Pai. Ter fé é sinônimo de crença. Precisamos para sempre termos novas oportunidades, para sempre nos darmos de bem com a sociedade, com o mundo”.

Autor: C.S.J.

“É acreditar em tudo que vemos e não vemos. Acreditar em Deus, na Bíblia. É ter esperança mesmo em momentos que pareça não ter luz. Fé é um meio de comunicação entre nós e Deus”.

Autor: P.M.

“É acreditar nos milagres descritos na Bíblia e se tiver fé poderás mover montanhas com tuas palavras. Fé é acreditar plenamente em Deus e seus testemunhos”.

Autor: G.C.P.

“Na minha opinião ter fé é crer em algo para o bem de mim e de outras pessoas, também algo que possa melhorar as diversidades do mundo”.

Autor:

 

 

 

CATEQUESE 2013

 

CATEQUESE 2012

OUTUBRO/2012

Encontro 27/10/2012

Tema: Missa

Encontro 20/10/2012

Tema: diversos

Atividade: Mini maratona bíblica.

Encontro 13/10/2012

Não houve encontro. Motivo: feriado.

Encontro 06/10/2012

Substituição.

SETEMBRO/2012

Encontro 29/09/2012

Não houve encontro. Motivo: Ecc 2a. União

Encontro 22/09/2012

Tema: diversos

Atividade: Mini maratona bíblica.

Encontro 15/09/2012

Tema: Tudo o que Deus faz é bom!

Atividade: leitura do texto e desenho em quadrinhos na lousa.

Leitura Bíblia: Eclesiastes 3, 1-15

Em sala: Redação.

Existia, em uma terra distante, um rei e seu primeiro ministro. Era uma região fértil e todos os súditos eram felizes porque seu rei era justo e bondoso. O primeiro ministro era um homem bom e sábio, e sempre dizia que a felicidade reinava no seu reino e existia um Deus bom e justo, que sempre fazia o que era melhor para todos.. “Tudo que Deus faz é bom…” – essas eram sempre as palavras mágicas que faziam com que o rei fosse sensato e bondoso para com os seus súditos, pois tudo que Deus faz sempre é visando o bem de todos. E  a paz reinava nos corações de todos e todos eram felizes.

O rei tinha dois passatempos diários: um deles era trabalhar com madeira, fazendo talhas e esculturas para a igreja do reino; o outro era cavalgar pela floresta todas as manhãs em companhia de seu primeiro ministro. Enquanto cavalgada, os dois conversavam sobre os mistérios da vida. O rei sempre procurava explicações para suas aflições e eram nessas sadias diárias, em companhia de seu primeiro ministro, que o rei procurava conforto para seu coração, muitas vezes cheios de dúvidas e preocupações.

O rei seguia os passos da sabedoria do seu primeiro ministro

Seu primeiro ministro, sábio e benevolente, sempre respondia com as palavras mágicas que diziam “Tudo que Deus faz é bom…”, e assim o rei se conforma com as dificuldades da vida.

Um dia, o rei estava trabalhando em sua oficina, serrando madeira para fazer uma bela peça para a igreja, quando, inesperadamente, a serra decepou seu dedo indicador. Desesperado e aflito, o rei mandou chamar a sua presença o seu primeiro ministro. Tinha esperança de que seu experiente e confidente amigo pudesse explicar o motivo pelo qual Deus havia permitido que o acidente acontecesse com ele, uma pessoa boa, justa e honesta, que sempre seguiu os passos da bondade para com todos em seu reino.

Porém, para surpresa do rei, seu primeiro ministro, em vez de confortá-lo com palavras de alento e consolo, limitou-se a repetir o que sempre dizia: “Tudo que Deus faz é bom…”. Ao ouvir tamanha afronta, o rei, irado e desconsolado, mandou que os guardas levassem o primeiro ministro para a prisão. Como poderia um acidente tão terrível acontecer com um rei, que sempre havia sido bom e honesto?

Como Deus tão bondoso poderia fazer isso com ele? Isso era inaceitável.

Depois do acidente, a vida do rei ficou diferente. Não tinha ninguém para conversar e confidenciar pensamentos. Ninguém para confortar seu coração, ainda e sempre aflito. O rei, porém, continuava com seus passatempos diários, trabalhando a madeira e cavalgando todas as manhãs, só que agora sem a companhia de ninguém.

Um belo dia, enquanto cavalgava por um recanto mais distante da floresta, o rei foi cercado e aprisionado por uma tribo de índios. Levado para a tribo, amarrado e assustado, a única coisa que o sensato rei poderia fazer era rezar e pedir ao bondoso Deus que lhe desse proteção e paz. Chegando a tribo, o rei foi surpreendido por uma grande e suntuosa festa. Tambores e chocalhos soavam; índios pintados dançavam em volta de um altar, onde um sacerdote permanecia sentado em completo transe… Tudo estava preparado para a grandiosa festa.

A um pequeno movimento do sacerdote, alguns índios aproximaram-se do rei, desamarraram suas mãos e começaram a pintá-lo com cores fortes e berrantes. O sacerdote então se aproximou do rei e começou a dizer palavras que o rei não entendia. Era uma oração precedente ao ato final de sacrifício em louvor aos deuses indígenas. Enquanto dançava ao redor do altar, o sacerdote observou que o rei não possuia um dos dedos da mão. Irado e frustrado, o sacerdote ordenou que o rei fosse libertado, pois um ser incompleto não poderia ser oferecido em sacrifício para os deuses.

Após ser libertado, o rei começou sua jornada de volta ao castelo. Enquanto caminhava pela floresta, o rei meditava sobre o que havia acontecido: “Realmente tudo que Deus faz é bom.

Não pude compreender quando perdi um dedo da mão, mas agora entendo que se isso não houvesse acontecido, hoje eu teria perdido a minha vida. Deus faz coisas que, em determinados momentos, não podemos compreender e as julgamos erradas, mas no futuro entenderemos que foram em nosso próprio benefício”.

Uma questão, porém, ainda perturbava o rei. O que explicaria a permanência do seu fiel e confidente primeiro ministro na prisão, durante todo este período de tempo? Seria este Deus justo apenas para o rei e não para seus súditos?

Chegando então ao seu castelo, o rei ordenou que o primeiro ministro fosse imediatamente solto e trazido a sua presença. Afinal era impossível para ele entender o motivo pelo qual Deus havia sido tão injusto com um homem tão bondoso e sábio com o primeiro ministro. O rei então, com o coração aflito em obter uma explicação sensata, contou a seu velho colaborador o que havia acontecido pela manhã e perguntou:

“Agora compreendo que perdi um dedo, mas em compensação não perdi minha vida”.

No entanto, uma questão ainda perturba minha mente: Por que Deus não foi benevolente com você? Por que você, uma pessoa sábia, justa, honesta e caridosa, que sempre me disse a verdade e sempre me orientou na direção do bem, ficou todo esse tempo na prisão? Como isso pode ter sido bom para você?

O sábio e paciente amigo então lhe respondeu: “Vossa Alteza se esqueceu que tínhamos o costume de cavalgar juntos pela manhã? O que teria acontecido comigo se eu estivesse em sua companhia na floresta hoje?

“Afinal, eu tenho todos os meus dedos…”

TUDO QUE DEUS FAZ É BOM…

Encontro 08/09/2012

Feriado

Encontro 01/09/2012

Tema: Parábola “O Semeador”

Atividade: 4 cenários: sementes cairam no chão e os pássaros comeram; sementes no solo pedregos; sementes no solo de espinhos e sementes em solo fértil.

Leitura Bíblia: Mateus

Em sala: Redação.

AGOSTO/2012

Encontro 18/08/2012

Tema: Dia dos Pais

Atividade: lembrancinha.

Leitura Bíblia: Lucas 9-13

Em salão paroquial: homenagem para os pais.

Encontro 11/08/2012

Tema: Vocação x Profissão

Atividade: refletir sobre as vocações.

Leitura Bíblia: Jo 15, 1-8 ; Mc 4, 14

Em sala: identificar vocação de profissão.  Redação.

Encontro 04/08/2012

Tema: Pecado

Atividade: refletir sobre o pecado.

Leitura Bíblia:

Em sala: atividade com massinha: criar uma obra de arte; destruir a obra de arte do amigo. O que sentiu? Redação.

JULHO/2012

Encontro 28/07/2012

Tema: Parábola “A casa sobre a rocha”.

Atividade: refletir sobre as escolhas..

Leitura Bíblia:

Em sala: Redação e desenho.

Algumas redações…

“Nós não podemos vir a catequese discutir e não fazer nada, xingar, brigar. Devemos ajudar os outros a construir a sua casa na rocha

pois na rocha, fica firme como Jesus que não te abandona pois Ele é como se fosse a rocha que Te segura”.

“Neste encontro percebi que perdoar, acolher, partilhar e ajudar fazem parte de mim. É só praticar. E também já me decidi que irei

construir minha casa na rocha. Praticarei de agora em diante: o amor, a solidariedade, o perdão, o acolhimento e a justiça”.

“Eu aprendi a amar muito minha família enquanto eles ainda estão na Terra. Que eu preciso ser muito forte mesmo nos momentos

difíceis; que eu preciso ter amor por Deus, Jesus, Maria. Rezar para ser protegido e abençoado”.

JUNHO/2012

Encontro 30/06/2012

Festa Junina

Encontro 23/06/2012

Encontro 16/06/2012

Não houve. Crisma.

Encontro 09/06/2012

Tema: Revisão

Atividade: gincana

Encontro 02/06/2012

Tema: Santíssima Trindade

Atividade: missa em 03/06/2012 – Santíssima Trindade

Leitura Bíblia: Mateus 28, 16-20 ; Atos 5,3 ; Efésios ; João 5,20

Em sala: Coral música ” Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo…”

Em sala: Apresentação do filme Santíssima Trindade (irmã Francisca)

MAIO/2012

Encontro 26/05/2012

Tema: Maria + Terço de Maria + Pentecostes.

Atividade para a semana: Convidar a família a rezar o terço e assistir a missa de 27/05/2012 (Pentecostes)

Leitura Bíblia: Lucas capítulo1, 46-55 (Magnificat de Maria)

Em sala: Coral – Magnificat de Maria.

Em casa: Magnificat de Maria (Cântico de Maria): http://www.youtube.com/watch?v=aqg0O1PtrcI

              Filme / DVD – Maria, Mãe do Filho de Deus – 2003

Encontro 19/05/2012

Tema: Maria.

Atividade para a semana: Rezar, ao acordar, a oração Ave-Maria e observar graças alcançadas.

Leitura Bíblia:  João capítulo 19,  25-27 (novamente)

Em sala: Coral – música: “Maria de Nazaré”  e Teatro com o tema da leitura bíblica. Jesus na cruz, Maria – mãe, Maria Madalena e discípulo João.

Encontro 12/05/2012

Tema: Maria.

Atividade para a semana: beijar e abraçar muito a mãe.

Leitura Bíblia:  João capítulo 19,  25-27

Em sala: Cartaz: Mãe… se eu pudesse, eu daria… Mas como não posso, eu dou…

No salão principal: homenagem as mães.

Encontro 05/05/2012

Tema: Dia das Mães

Em sala: Dinâmica: Artes – Individualmente, fazer  um porta-retrato com tintas, cola, lápis, etc.

ABRIL/2012

Encontro 28/04/2012

Faltei. Encontro com catequista Sandra.

Encontro 21/04/2012

Não houve.

Encontro 14/04/2012

Tema: Semana Santa e símbolos e significados da Páscoa.

Atividade para a semana: Fazer uma redação. Tema: “A Páscoa na minha família: símbolos e significados”.

Leitura Bíblia:  Marcos capítulos 11-15.

Em sala: Canto do Exultet (vídeo).

Dinâmica: Artes –  Em grupo, escolher um símbolo e criar o símbolo num cartaz com tintas, cola, lápis, etc.

Encontro 07/04/2012

Não houve.

MARÇO/2012

Encontro 31/03/2012

Tema: Símbolos do Espírito Santo

Atividade para a semana: Meditar e  escrever sobre o que o Espírito Santo quer que cada um assuma como compromisso de vida.

Em sala: objetos para representar os símbolos do Espírito Santo.

1 – FOGO (vela acesa)

2 – VENTO (leque de papel)

3 – ÁGUA, RIO, CHUVA (garrafa com água)

4 – ÓLEO, AZEITE (vidro com azeite)

5 – SELO (um envelope com selo)

6 – POMBA (uma imagem de Colomba Pascal – pomba)

Encontro 24/03/2012

Temas: Ascenção de Jesus Cristo + Dons do Espírito Santo.

Atividades para a semana: visitar alguém: um vizinho, um parente, um amigo da escola, a professora, para falar de JESUS, ler um texto bíblico ou promover um momento de oração.

Leitura da Bíblia:  At 2,1-13

Em sala: dinâmica dos papéis cortados e canetas – energia.

Encontro 17/03/2012

Tema: Quaresma e Campanha da Fraternidade.

Atividades para a semana: orar, jejuar e caridade.

Em sala: filme_QUARESMA – 2012 – Tempo de Jejum, Oração, Solidariedade.

Encontro 10/03/2012

Tema: Deus fez cada um diferente do outro e retribuimos com educação e ajuda ao próximo.

Atividade: apresentação dos catequizandos e catequista.

Anúncios

24 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Nelle Dismang
    jun 21, 2015 @ 20:21:26

    Thanks for sharing your info. I truly appreciate your effortsand I will be waiting for your further post thank you once again.

    Responder

  2. pit program 2013
    mar 10, 2014 @ 14:58:45

    I don’t normally comment but I gotta tell regards for the post on this one : D.

    Responder

  3. Anônimo
    dez 11, 2013 @ 20:53:55

    I think this is a real great blog.Really looking forward to read more.

    Responder

  4. Google
    dez 08, 2013 @ 17:42:49

    We came across a cool website that you may well love. Take a appear when you want.

    Responder

  5. beats by dre sverige
    out 23, 2013 @ 01:03:03

    I dugg some of you post as I cerebrated they were very useful very useful

    Responder

  6. click this link
    ago 31, 2013 @ 10:24:09

    Saved as a favorite, I like your site!

    Responder

  7. Herpes Treatment
    ago 04, 2013 @ 14:49:51

    This design is wicked! You certainly know how to keep a reader entertained. Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost…HaHa!) Wonderful job. I really loved what you had to say, and more than that, how you presented it. Too cool!

    Responder

  8. get rid of Cellulite
    ago 03, 2013 @ 14:53:21

    Its like you read my mind! You seem to know a lot about this, like you wrote the book in it or something. I think that you could do with some pics to drive the message home a little bit, but instead of that, this is excellent blog. A fantastic read. I’ll certainly be back.

    Responder

  9. find out here now
    jul 17, 2013 @ 21:59:11

    I need to to thank you for this wonderful read!! I absolutely loved every bit of it. I have you saved as a favorite to check out new things you post…

    Responder

  10. visit this page
    jul 17, 2013 @ 21:47:59

    Generally I do not learn post on blogs, but I would like to say that this write-up very compelled me to take a look at and do it! Your writing taste has been surprised me. Thanks, very great article.

    Responder

  11. Amie Mechem
    jul 13, 2013 @ 05:33:42

    I simply want to mention I am just very new to weblog and definitely savored your web site. Most likely I’m want to bookmark your blog post . You amazingly have really good article content. Appreciate it for sharing with us your blog.

    Responder

  12. Google
    abr 01, 2013 @ 01:53:55

    Here is a superb Weblog You might Uncover Interesting that we Encourage You

    Responder

  13. Google
    mar 28, 2013 @ 19:17:04

    The information talked about inside the post are some of the best out there

    Responder

  14. Luigi Fulk
    jan 24, 2013 @ 09:58:16

    I just want to say I am just newbie to blogging and site-building and certainly loved you’re web-site. Very likely I’m planning to bookmark your blog post . You surely have really good posts. Regards for revealing your web-site.

    Responder

  15. lista de email
    nov 09, 2012 @ 14:49:55

    your website is both educative and entertaining. thanks for posting those good articles. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    Responder

  16. lista de emails
    nov 05, 2012 @ 19:41:36

    hello, that is a cool report! it gave me exactly the information i was looking for!! lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Responder

  17. lista de email
    out 21, 2012 @ 21:12:19

    thank you sir for providing us such a great knowledge and sharing of great piece of life living with us. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    Responder

  18. lista de email
    out 08, 2012 @ 10:29:44

    really impressed! everything is very open and very clear explanation of issues. it contains truly information. your website is very useful. thanks for sharing. looking forward to more! lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    Responder

  19. Fabiane
    jul 15, 2012 @ 20:55:26

    valuable information for all. i will recommend my friends to read this for sure. regards.http://www.notebok.org

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: